www.hojeamazonia.com.br

OPÇÕES
Logo
Sábado, 02 de julho de 2022

Geral

Cientista político aponta que Lula tem 71% de chance de vencer no primeiro turno

Com muito desgaste nos últimos dias, Bolsonaro pode ficar pelo caminho

Imagem de capa
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

“Os eleitores de Ciro Gomes (PDT) devem aderir ao voto útil. A piora do quadro econômico, com a alta da inflação, provavelmente beneficiará o candidato do PT”, afirma Jairo Nicolau

– O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 71% de chances de ser eleito ainda no primeiro turno. A estimativa, elaborada a partir de recente pesquisa Genial/Quaest, é do cientista político Jairo Nicolau, que fez uma projeção estatística sobre o pleito de outubro para a Presidência da República. “O resultado (do estudo) é que as impressões sobre a possibilidade de vitória de Lula agora estão quantificadas”, afirma.

Nicolau vê dois cenários preponderantes que podem alterar os dados das pesquisas seguintes. O primeiro é favorável ao ex-presidente. “Os eleitores de Ciro Gomes (PDT) devem aderir ao voto útil. A piora do quadro econômico, com a alta da inflação, provavelmente beneficiará o candidato do PT”, afirma, sobre a possibilidade de crescimento do petista.

Por outro lado, o analista avalia que “a campanha negativa” deve tirar pontos de Lula. “O uso da máquina federal provavelmente ajudará Bolsonaro a crescer”, diz, ao ponderar que haverá dificuldades também para o pré-candidato da aliança formada para derrotar as pretensões de segundo mandato do atual presidente.

Fonte/Créditos: R7

Comentários: