O nascimento prematuro é a principal causa de mortalidade infantil, representando um em cada cinco de todos os óbitos antes dos 5 anos de idade. Entre 2010 e 2020, o mundo registrou 152 milhões de partos de bebês prematuros. Nesse cenário, o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) patrocina o VI Congresso Brasileiro de Enfermagem Neonatal (Cobeneo) e do IV Congresso Internacional de Enfermagem Neonatal. Os eventos científicos acontecerão em São Paulo, de 27 a 29 de novembro, e abordam assistência humanizada e o manejo de recém-nascidos de alto risco.
“A maior incidência de nascimento precoce ocorre entre gestantes adolescentes e grávidas com mais de 35 anos. A morte prematura é associada à fatores de risco como infecções, pressão alta, diabetes, o consumo de álcool e drogas durante a gestação”, explicou Ivone Amazonas, coordenadora da Câmara Técnica de Enfermagem em Saúde do Neonato e da Criança do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).
A atuação da Enfermagem no pré-natal e parto contribui não apenas para a melhoria da assistência e controle dos riscos no pré-natal, mas também, de forma específica e direta, para o aumento dos índices de partos normais a termo, com redução das complicações respiratórias associadas à prematuridade dos bebês.
No Brasil foram registradas aproximadamente 124 mil mortes no período neonatal entre 2016 e 2022. Cerca de 76% foram de recém-nascidos prematuros falecidos por causas evitáveis, que são classificadas como as que poderiam ser reduzidas com acompanhamento adequado, diagnósticos corretos e medidas de prevenção. O pré-natal é uma das principais medidas preventivas na atenção básica de saúde, responsável pelo acompanhamento na gestação, pós-parto e o aleitamento. A amamentação também pode reduzir em até 13% a mortalidade de crianças menores de 5 anos, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Sobre o evento
Poster informativo com a logo do Congresso Nacional de Enfermagem NeonatalO Congresso Brasileiro de Enfermagem Neonatal (Cobeneo) é um evento no campo da neonatologia e da Enfermagem neonatal no Brasil organizado pela Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras – ABENFO Nacional e Seccionais, que acontece de dois em dois anos. Devido a pandemia, o último COBENEO ocorreu em 2018 e está sendo realizado novamente este ano 2024 pela ABENFO – SP, com apoio do Cofen. Os objetivos gerais são promover o desenvolvimento científico e profissional dos enfermeiros que atuam na área neonatal além de divulgar pesquisas e estudos científicos na área.
A programação aborda novas demandas da especialidade neonatal, com discussões sobre pesquisa, assistência, gestão, educação e empreendedorismo na Enfermagem Neonatal, com a intenção de ampliar a atuação do enfermeiro neonatologista na atualidade, no atendimento ao recém-nascido e sua família da baixa a alta complexidade, pautado em evidências científicas e políticas públicas.
“O evento também facilita a criação de redes de colaboração entre profissionais e instituições, permitindo a formação continuada dos enfermeiros” concluiu Marlise Lima, presidente do Cobeneo e Abenfo SP.
Para participar, basta preencher o cadastro online no site do Cofen
Fonte: Ascom/Cofen
Comentários: