Hoje Amazônia - Portal de Notícias

Sabado, 25 de Janeiro de 2025

Geral

Cofen participa da 112ª Conferência Internacional do Trabalho da OIT

Estamos empenhados na manutenção e ampliação dos direitos e conquistas, pelo diálogo social, pelo trabalho decente, pelo fortalecimento da democracia e pela justiça social", afirmou o representante do Cofen, Jefferson Caproni.

Benê Barbosa
Por Benê Barbosa
Cofen participa da 112ª Conferência Internacional do Trabalho da OIT
Conferência, em Genebra, debate diretrizes para regulamentação das normas trabalhistas
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A Enfermagem está presente na 112ª Conferência da Organização Mundial de Trabalho, iniciada na semana passada, em Genebra. O representante do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e presidente do Sindicato da Saúde de São Paulo, Jefferson Caproni, participou hoje, 10/6, de audiência com o ministro do trabalho, Luiz Marinho, juntamente com a delegação brasileira.

“Os desafios para a classe trabalhadora são imensos, tanto no Brasil quanto no mundo, na luta contra o desemprego, a precarização, a exploração e a exclusão social. Estamos empenhados na manutenção e ampliação dos direitos e conquistas, pelo diálogo social, pelo trabalho decente, pelo fortalecimento da democracia e pela justiça social”, afirmou Jefferson Caproni.

“O tema dos agentes biológicos está sendo pautado com prioridade pelo atual governo Lula, que está empenhado em obter o reconhecimento científico desta pauta, diferente do governo anterior que a ignorava. Precisamos sair desta Conferência com uma Convenção Internacional que garanta os direitos dos trabalhadores nesta área”, declarou. Na quinta-feira, Caproni e o presidente da Força Sindical, Miguel Torres, pretendem entregar ao presidente Lula da Silva documento em apoio à pauta dos agentes biológicos.

Leia Também:

A OIT definiu, em 2022, novas diretrizes exposição a riscos biológicos nos locais de trabalho para prevenir e mitigar problemas de saúde relacionados. As orientações buscam balizar normativas nacionais no tema, que impacta diretamente as equipes de Enfermagem, na linha de frente do atendimento à população.

Para a OIT, o conceito de trabalho decente sintetiza as aspirações do ser humano no domínio profissional. Inclui diversos elementos, como a possibilidade de realizar um trabalho produtivo com uma remuneração equitativa; segurança no local de trabalho e proteção social para as famílias; melhores perspectivas, desenvolvimento pessoal e integração social; liberdade para expressar as suas preocupações; organização e participação nas decisões que afetam as suas vidas; e igualdade de oportunidades e de tratamento para todas as mulheres e homens.

Fonte: Ascom/Cofen

Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!