Hoje Amazônia - Portal de Notícias

Quinta-feira, 18 de Julho de 2024

Saúde

Cofen promove em abril ações de Segurança do Paciente

Tema da campanha deste ano é Comunicação e Trabalho em Equipe

Benê Barbosa
Por Benê Barbosa
Cofen promove em abril ações de Segurança do Paciente
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Comissão Nacional de Qualidade e Segurança do Paciente trabalha para promover o uso das melhores práticas nas atividades assistenciais

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) promove em abril ações ligadas à segurança do paciente. Com o tema “Comunicação e Trabalho em Equipe”, a Comissão Nacional de Qualidade e Segurança do Paciente do Cofen (CNQSP) reforça a necessidade do uso das “A comunicação eficaz e o trabalho em equipe são essenciais para alcançarmos resultados positivos na assistência à saúde e são fundamentais no que se refere à segurança do paciente. Diante dos desafios aos que se engajam na luta pela segurança do paciente, o Sistema Cofen/Conselhos Regionais sempre apoiará esta temática tão relevante”, declarou a coordenadora da comissão, Lívia Santos.

Desenvolvidas no Brasil desde 2013, as ações de comunicação eficaz e trabalho em equipe são fundamentais para garantir a integridade do paciente na área da saúde, permitindo que os dados sejam compartilhados entre os profissionais e, assim, minimizar riscos e danos evitáveis na assistência em saúde. Profissionais de Enfermagem desempenham um papel crucial nesse contexto, sendo essencial que compreendam a importância desses aspectos.

Leia Também:

A seguir, a comissão enumera alguns aspectos relevantes:

– Comunicação Efetiva: a comunicação entre os membros da equipe de Enfermagem deve ser clara, precisa e oportuna. Também é recomendado utilizar ferramentas padronizadas para a troca de plantões, transições do cuidado e comunicação em situações de urgência e emergência.

– Trabalho em Equipe: o compromisso do trabalho em equipe deve promover a colaboração entre os profissionais de Enfermagem e equipe multiprofissional para o compartilhamento de informações relevantes sobre o paciente, como histórico do mesmo, alergias e medicações e riscos assistenciais, dentre outros. A visualização por todos e a discussão da história clínica do paciente permite uma avaliação ampla, de forma que o plano de cuidado seja abrangente, atingindo os resultados esperados.

– Prevenção de Erros: a comunicação eficaz reduz a ocorrência de erros, como administração incorreta de medicamentos ou falta de informações pertinentes. Trabalhar em equipe permite que os profissionais identifiquem riscos e implementem medidas preventivas.

– Ambiente de Trabalho Harmonioso: um ambiente de trabalho positivo contribui para a promoção da segurança do paciente, permitindo a segurança psicológica, a confiança e o trabalho compartilhado, sendo primordial o respeito aos colegas, a demonstração de empatia e a colaboração. O ambiente também deve permitir procedimentos padronizados, a redução de ruídos, local apropriado para desenvolver as tarefas e interação entre os profissionais.

– Treinamento e Capacitação: É indispensável o investimento em treinamentos que abordem comunicação eficaz e trabalho em equipe. Recomenda-se a utilização de simulações e cenários práticos para aprimorar essas habilidades.

A segurança do paciente é tema de responsabilidade de toda a equipe de saúde. Ao promover uma comunicação eficaz e um trabalho colaborativo, profissionais de Enfermagem contribuem significativamente para a qualidade do atendimento e a segurança dos pacientes.

Abril é dedicado à conscientização sobre a segurança do paciente em virtude do Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) do Ministério da Saúde. O objetivo é fomentar uma cultura de segurança do paciente em todo o país, através de iniciativas direcionadas à prevenção de eventos adversos e à constante melhoria da qualidade dos serviços de saúde.

Fonte: Ascom/Cofen

Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!