Hoje Amazônia - Portal de Notícias

Sexta-feira, 19 de Julho de 2024

Geral

Como ir para Manaus após o fim dos voos diretos saindo de Porto Velho

Com anúncio da Latam encerrando seus voos diretos, passageiros do estado de Rondônia vão depender de conexões e escalas para chegar na capital do Amazonas.

Hoje Amazônia
Por Hoje Amazônia
Como ir para Manaus após o fim dos voos diretos saindo de Porto Velho
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Passageiros em avião — Foto: Foto de Kelly / pexels

A rota Porto Velho-Manaus vai perder, de novo, seus últimos voos diretos a partir de abril. Isso porque a Latam anunciou, na segunda quinzena deste mês de fevereiro, que não vai mais operar entre as duas capitais. A companhia era a única fazendo essa rota.

Leia Também:

A Gol e a Azul já tinham suspendido os voos diretos de Porto Velho para Manaus em 2023, alegando alta judicialização no estado de Rondônia e altos custos para manter as operações aéreas.

Em consulta a sites de venda, o g1 mostra abaixo (na tabela) as opções de voos entre as duas cidades. A partir de abril, os passageiros vão ter apenas a opção de voos com escala/conexão.

Para quem viaja pela Latam e Gol, a opção mais 'rápida' para Manaus será via Brasília, em uma viagem que pode durar mais de 8 horas.

Fonte: Azul, Latam e Gol

Em consulta, a reportagem identificou que devido à Azul operar apenas a rota direta Porto Velho - Belo Horizonte (Confins), na companhia não há venda ou opção de voos para Manaus saindo de Rondônia.

Além disso momento, no momento não há companhias aéreas com voos diretos do aeroporto Internacional de Belo Horizonte /Confins para Manaus.

Média de preços

Em consulta aos sites de vendas, o g1 constatou que o preço da passagem — só de ida — está custando uma média de R$ 3 mil na Latam para os voos com 8 horas de duração, no início de abril.

Para o passageiro que desejar pagar menos no bilhete de passagem, cerca de 1,8 mil, a viagem de ida pode se estender até 13 horas na Latam, por exemplo. A rota é a: Porto Velho - Brasília - Congonhas - Guarulhos - Manaus.

Já na Gol a tarifa média de Porto Velho para Manaus está em R$ 2,5 mil, com conexão em Brasília. Esse valor não inclui a volta.

O voo Latam para Manaus

Em outubro de 2023, a Latam havia anunciado que retomaria os voos diretos entre a capital amazonense e rondoniense. A novidade agradou os passageiros, já que Azul e Gol tinham suspendido todas operações que ligavam as duas cidades.

Os voos da Latam entre Manaus e Porto Velho entraram em operação no dia 2 de janeiro de 2024, com frequência nas segundas, quartas, quintas e sextas, às 23h30.

Já na rota inversa, de Porto Velho para Manaus, os voos são às terças, quintas, sextas e sábados, a partir de 1h30 da madrugada. Porém, 45 dias após a retomadas das operações, a empresa decidiu encerrar os voos diretos.

"A LATAM informa que a rota direta Manaus-Porto Velho continuará em operação até março de 2024. Após esse período, os passageiros terão a opção de voar por meio de conexão no hub do aeroporto de Brasília. A empresa seguirá avaliando todas as oportunidades de rotas e qualquer novidade será comunicada oportunamente", disse o comunicado enviado ao g1.

Caso na justiça

O caso da retirada dos voos diretos de Rondônia para a capital do Amazonas virou ação judicial no estado.

Em meados do ano passado, a prefeitura de Porto velho moveu uma Ação Civil Pública, com pedido de tutela antecipada, contra as empresas aéreas.

Entenda aqui como vai funcionar a audiência judicial

Já foram feitas duas audiências judiciais e a terceira acontece nesta segunda-feira (26) na 2ª Vara de Fazenda Pública

FONTE/CRÉDITOS: g1ro
Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!