Hoje Amazônia - Portal de Notícias

Quinta-feira, 18 de Julho de 2024

Geral

Estudante de Cacoal é a vencedora do Jovem Senador 2024 em Rondônia

A premiação foi conquistada por Karen Ângelo Pinheiro, de 18 anos

Hoje Amazônia
Por Hoje Amazônia
Estudante de Cacoal é a vencedora do Jovem Senador 2024 em Rondônia
Fotos: Holdia Alves
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A redação vencedora do Programa Jovem Senador 2024, em Rondônia, foi da estudante do município de Cacoal, a cerca de 481 km de Porto Velho. A premiação na etapa escolar foi conquistada pela aluna Karen Ângelo Pinheiro, de 18 anos, do 3º ano do ensino médio, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Cora Coralina. O anúncio dos vencedores foi feito no dia 21 de junho.

A redação selecionada em 2º lugar, foi da estudante da Escola Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral Heitor Villas Lobos de Ariquemes, Júlia Evaldt da Silva, e o 3º lugar foi conquistado pelo aluno da Escola Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral Marechal Rondon, no município de Buritis, Cristhian Gabriel Boing Macedo. A lista com todos os finalistas estaduais de 2024 está disponível no link https://www12.senado.leg.br/jovemsenador/finalistasestaduais.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha ressaltou a relevância do programa, que além de levar os estudantes para representar o estado no Senado Federal, com oportunidade de debater assuntos de interesse nacional, estimula a reflexão e o exercício da cidadania e democracia entre os jovens.

Leia Também:

A estudante, Karen Ângelo Pinheiro estava em sala de aula quando recebeu a notícia. Emocionada, comemorou a primeira colocação e destacou que o sentimento é de gratidão por representar não só a escola que estuda, como o município de Cacoal e o estado de Rondônia.

Estou muito feliz e emocionada. Foi incrível. Sou grata à direção da escola, as professoras que me auxiliaram, principalmente minha professora orientadora, Julia Aparecida Garcia e todos que estiveram comigo, me apoiando,” relatou.

A professora de História, Julia Aparecida Garcia, que foi orientadora da estudante no programa, frisou que no início do ano letivo de 2024, a escola recebeu o material referente ao concurso de redação Jovem Senador, cujo tema foi “Os 200 anos do Senado e os desafios para o futuro da democracia”.

Apresentei a proposta e os respectivos regulamentos do concurso e desde o início, os alunos demonstraram interesse em participar. Começamos com a elaboração das redações e posterior seleção para envio. Toda a equipe gestora e pedagógica da escola Cora Coralina está feliz e orgulhosa com a conquista merecida da nossa estudante. Foi um trabalho árduo e colhemos juntos o resultado,” pontuou.

 De acordo com a titular da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Ana Lúcia Pacini, em 2024, 66 escolas de Rondônia participaram do programa, totalizando 1.137 redações recebidas. “O próximo passo é confirmar a participação, e, em seguida o aluno e professor orientador vão para Brasília, onde ficarão por uma semana acompanhando os trabalhos do Senado Federal”, explicou.

SELEÇÃO

A seleção dos participantes ocorre por meio de um concurso de redação, realizado em parceria com as secretarias estaduais de educação, que mobiliza escolas, professores e alunos. Os autores das melhores redações de cada estado e do Distrito Federal se tornam os jovens senadores do ano.

Segundo a coordenadora do Programa Jovem Senador, Holdia Alves, durante a etapa estadual é feita uma banca de professores que selecionam as melhores redações.

As três melhores redações, com as melhores notas são enviadas para o Senado Federal, onde a equipe pedagógica elege o primeiro, segundo e terceiro colocado,” ressaltou.

Em Brasília, os jovens senadores participam da Semana de Vivência Legislativa e são orientados a atuar como representantes de seus estados durante as sessões plenárias e reuniões das comissões temáticas. Ao final da semana, vários projetos de lei são apresentados e votados em sessão plenária. Assim, por meio de suas ideias legislativas, os jovens senadores têm a possibilidade de intervir ativamente no ordenamento jurídico do país, caso as propostas sejam aceitas pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa.

JOVEM SENADOR

O Programa Jovem Senador é uma ação institucional do Senado, que proporciona aos estudantes do ensino médio das escolas públicas a oportunidade de vivenciar a prática política parlamentar, por intermédio da simulação do trabalho legislativo dos senadores e senadoras. Para conhecer mais sobre o programa, acesse https://www12.senado.leg.br/jovemsenador.

 

 

FONTE/CRÉDITOS: Secom – Governo de Rondônia
Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!