Circulam nas redes sociais mensagens que alegam que ivermectina pode ser usada para prevenção ou tratamento da dengue. É #FAKE.
Uma das mensagens falsas diz: "A ivermectina já demonstrou sua eficácia na redução da carga viral da dengue, de maneira dependente da dose. (...) Da mesma forma, os indivíduos que recebem doses profiláticas de IVM não contrairão dengue, mesmo quando inoculados através da picada de mosquitos Aedes, o que confirma o efeito viricida do composto."
O Ministério da Saúde alerta em suas redes sociais que a ivermectina não é eficaz no combate à dengue. "Ao notar os sintomas, procure uma unidade de saúde e faça o tratamento adequado indicado pelo profissional de saúde." O Ministério da Saúde também afirma que não reconhece qualquer protocolo que inclua o remédio para o tratamento da doença.
O Fato ou Fake também consultou Leonardo Weissmann, médico infectologista do Instituto de Infectologia Emílio Ribas e professor da Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP) – Campus Guarujá.
"Sobre a ivermectina e a dengue, é importante destacar que conforme as atuais evidências científicas, não há suporte para o uso deste medicamento antiparasitário no combate à dengue, que é causada por um vírus", explica Weissmann.
"O tratamento da dengue foca principalmente em manter uma hidratação adequada e administrar medicamentos para aliviar os sintomas, como febre e dor, devido à ausência de um tratamento antiviral específico para esta doença. Além disso, medidas preventivas contra a picada do mosquito Aedes, transmissor da dengue, são fundamentais, incluindo o uso de repelentes e eliminação de locais de reprodução do mosquito. Estas ações são vitais para controlar a disseminação da doença", complementa o médico infectologista.
Comentários: