Hoje Amazônia - Portal de Notícias

Segunda-feira, 29 de Abril de 2024

Saúde

Livro Retratos do Cuidar ilustra essência da Enfermagem brasileira

Obra, construída em parceria com o Cofen aborda histórias de profissionais que dedicam suas vidas a cuidar de outros

Benê Barbosa
Por Benê Barbosa
Livro Retratos do Cuidar ilustra essência da Enfermagem brasileira
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

De clínicas rurais, resgates pulsantes de adrenalina até as UTIs onde cada recurso é vital, o livro Retratos do Cuidar traz um panorama abrangente dos esforços e sacrifícios diários de profissionais que atuam na linha de frente do atendimento à população.

A obra apresenta a história da Enfermagem no Brasil por meio de relatos e fotografias de 20 enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem, relacionando experiências pessoais e profissionais. “Essa é uma forma de mostrar às pessoas que o nosso trabalho deve e tem que ser valorizado. É com muita luta, dedicação e dificuldade que conseguimos prestar assistência de qualidade para toda a sociedade brasileira”, afirma a presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Betânia Santos.

Para muitos, os desafios se iniciam antes mesmo das suas experiências profissionais, como é o caso de Julia Guedes, que durante quase 20 anos tirou seu sustento como catadora de materiais recicláveis em um lixão, junto ao esposo e suas duas filhas. “Um dia olhei pra mim mesma e vi que não dava pra continuar daquele jeito”, expõe. Hoje é técnica de Enfermagem e atua no Hospital Regional Senador Rui Carneiro, localizado na cidade de Pombal, no interior da Paraíba, além de continuar estudando como bolsista. A meta é ser enfermeira emergencista do Samu. “Eu sempre digo que quem diz quem você vai ser é você mesmo”, conclui.

Leia Também:

Eliana dos Santos também é um dos exemplos de superação abordados no livro. Aos 28 anos, iniciou o curso de Enfermagem através de uma bolsa pelo Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies), após perder o trabalho de empregada doméstica e ser abandonada pelo seu marido com um filho de quatro anos. Eliana conta que viu os estudos como uma saída para seu futuro. “Minha mãe achava que eu não tinha mais idade para estudar, que o emprego de doméstica estava de bom tamanho, hoje eu vejo isso como uma tentativa de me proteger de todas as dificuldade que ia enfrentar”, explica.

Mesmo após se formar, Eliana trabalhou como doméstica durante sete meses por receio de que sua antiga profissão fosse um tabu que impedisse sua atuação. Apesar disso, a enfermeira se especializou em urgência e emergência, saúde mental e dependência química, áreas nas quais recorreu para prestar atendimento na Cracolândia. “Meu papel é ofertar o cuidado para a pessoa que está em vulnerabilidade. Quando atendo uma mulher em estado de vulnerabilidade nós somos iguais. Muitas dores que ela passou eu também passei”, declara.

Retratos do Cuidar está disponível gratuitamente em formato digital e audiobook. A obra é resultado de uma parceria entre a CEC Brasil e o Cofen via Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, com patrocínio da Johnson & Johnson.

“O Cofen compreende que dar visibilidade às trajetórias dos nossos profissionais é uma forma poderosa de proporcionar inspiração e aprendizado para toda a sociedade. Muitas vezes, é ao compartilhar a nossa história de vida que nos aproximamos daqueles que não conhecem nossa jornada e o que nos trouxe até aqui. É através de cada palavra que não só reconhecemos nossos obstáculos, mas também celebramos nossas conquistas”, reflete Betânia Santos.

Fonte: Ascom/Cofen

Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!