Uma iniciativa solidária reunindo o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), o Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), a Cruz Vermelha do Rio Grande do Sul, o Rotary Internacional e a prefeitura de Gravataí dará suporte aos profissionais de saúde e famílias atingidas pelas enchentes no RS. A partir da próxima segunda-feira (13/5), um Centro de Distribuição de Donativos será instalado para viabilizar a recepção e a triagem de itens de primeira necessidade.
O centro vai funcionar no município gaúcho de Gravataí e contará com a coordenação do Gabinete de Crise unificado do Cofen e do Coren-RS, que está instalado na sede do regional. O espaço receberá donativos de todo o Brasil e possui um tamanho de 1.800 m², o que permite a criação de um planejamento logístico em grande escala, possibilitando o recebimento simultâneo de várias carretas com donativos.
Pavilhão onde funcionará o centro conta com 1.800m²
“As doações para os profissionais de saúde e famílias acometidas pelas enchentes chegarão por meio de caminhões de instituições oriundas de outros estados. Uma vez no pavilhão, as equipes vão preparar os kits de donativos para que sejam entregues pelas equipes em campo do Coren-RS e da Cruz Vermelha. Inicialmente, as cidades de Santa Maria, Ivoti e Gravataí vão concentrar o recebimento das doações”, frisa Marciano Barbieri, governador assistente da Rotary Internacional (Distrito 4680).
“A importância dessa cooperação entre a Cruz Vermelha do Rio Grande do Sul e os Conselhos Federal e Regional de Enfermagem se destaca no apoio e na mitigação do sofrimento dos profissionais que foram atingidos pelas chuvas, fortalecendo consequentemente os serviços de saúde nos municípios. Foi a partir desse objetivo em comum que constituímos esse centro logístico que já conta com três hubs em todo o estado para atender aos profissionais de diferentes regiões”, ressalta Ismael Pereira, presidente da Cruz Vermelha do Rio Grande do Sul.
“Para além da oferta de auxílio à população gaúcha, o Cofen tem trabalhado para socorrer todos os profissionais de Enfermagem afetados. Estamos monitorando, identificando e acolhendo a categoria atingida direta e indiretamente pelas enchentes”, pontua Eduardo Fernando de Souza, coordenador da Equipe de Resposta Rápida (ERR) do Conselho Federal.
“A parceria chega em um momento crucial e nos permitirá ampliar as ações logísticas e operacionais de apoio à Enfermagem gaúcha. Agradecemos a todos os envolvidos e contamos com a colaboração da sociedade para que possamos, juntos, fazer a diferença na vida das pessoas afetadas por essa tragédia”, afirma Antonio Tolla, presidente do Coren-RS.
Situação da Enfermagem no RS – O último boletim do SOS Chuvas atualizou para 1.215 o número de profissionais acometidos pelas enchentes. Deste total, 700 encontram-se desalojados e 295 ilhados. Canoas é a cidade que concentra o maior número de afetados (342), seguida de Porto Alegre (165) e São Leopoldo (158).
Campanha solidária de ajuda aos profissionais – Além dessas ações, os Conselhos iniciaram uma campanha nacional para angariar fundos com o objetivo de auxiliar a Enfermagem gaúcha. Não há valor mínimo para doação. A arrecadação acontece via Pix, por meio do COBEEM, entidade sem fins lucrativos e devidamente registrada no Cofen. Todo o dinheiro obtido será convertido na compra de materiais como colchões, roupas íntimas, absorventes, fraldas descartáveis infantis, fraldas geriátricas, kits de limpeza, kits de higiene e alimentos. Após a entrega dos itens, será realizada uma live, nas redes oficiais do Conselho Federal, para prestação de contas.
Confira os dados para realizar a sua doação:
Colégio Brasileiro de Enfermagem em Emergência – COBEEM
Chave Pix (CNPJ): 05.860.470/0001-49
Instituição: Banco Santander
Comentários: