Segundo pesquisa da BRASIL DADOS, a bancada federal de Rondônia seria renovada em pelo menos 50% se as eleições fossem hoje. A coleta de dados foi feita entre os dias 13 e 18 de fevereiro nos municípios de Guajará Mirim, Nova Mamoré, Porto Velho, Candeias do Jamari e Itapoã, o que pode explicar o desempenho de nomes que tem reduto eleitoral na região e na grande Porto Velho, justamente os quatro parlamentares que, segundo a pesquisa, estariam reeleitos.
O ex-deputado federal Luiz Cláudio retornaria ao Congresso e com certeza estaria melhor posicionado se a pesquisa tivesse estendida aos municípios da grande Zona da Mata, onde Luiz Cláudio mantém sua principal base eleitoral.
A ausência de Luiz Cláudio da Agricultura no Congresso vem sendo bastante lamentada por lideranças do agronegócio e pelas associações de pequenos produtores em todos os municipios de Rondônia. O ex-deputado atuava com foco no setor produtivo rural, que ficou sem representante na composição da atual bancada federal.
A pesquisa regionalizada justifica também a posição do ex-deputado federal Lindomar Garçom, que tem reduto eleitoral em Candeias, também estaria eleito, retomando cadeira na Câmara Federal.
Comentários: