Um homem foi preso em flagrante na última sexta-feira (26), em Porto Velho, após ser flagrado transportando uma grande quantidade de dinheiro em espécie e ouro sem comprovação de origem lícita. A prisão foi realizada por equipes da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de Rondônia (FICCO/RO), durante uma ação de fiscalização e investigação na capital.
O suspeito vinha sendo monitorado após levantar suspeitas ao realizar saques frequentes de valores elevados em instituições bancárias da cidade. A movimentação atípica chamou a atenção dos investigadores, que passaram a apurar a possível tentativa de dissimulação de recursos oriundos de atividades ilícitas, possivelmente ligadas à extração, transporte ou comercialização irregular de ouro.
Durante diligências para localizar o investigado, a equipe policial realizou a abordagem e encontrou, na bolsa que ele carregava, cerca de R$ 200 mil em dinheiro, além de um comprovante de saque bancário recente. No interior do veículo utilizado pelo homem, os agentes localizaram mais R$ 45 mil em espécie.
Após a condução do suspeito à sede da Polícia Federal, uma revista mais detalhada resultou na apreensão de uma barra de ouro com peso aproximado de 285 gramas, além de três fragmentos do metal, embalados em papel, totalizando cerca de 300 gramas. Também foi encontrado um comprovante de pesagem e de grau de pureza do material, indicando teor de 97,1%.
De acordo com a FICCO, o homem já possui antecedentes criminais por lavagem de dinheiro e responde a procedimento relacionado ao crime de usurpação de bem da União. Diante dos fatos, ele foi preso em flagrante e poderá responder novamente pelos crimes de lavagem de dinheiro e usurpação de bem público. O material apreendido foi encaminhado para perícia e as investigações continuam.
Comentários: