www.hojeamazonia.com.br

OPÇÕES
Logo
Terça, 30 de novembro de 2021
Publicidade
Publicidade

Mundo

Prêmio Nobel da Paz de 2021: quem são os jornalistas Maria Ressa e Dmitry Muratov

Os jornalistas Maria Ressa e Dmitry Muratov ganharam o Prêmio Nobel da Paz por sua "luta corajosa" em defesa da liberdade de expressão em seus países.

Publicidade
Publicidade
Imagem de capa
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Os vencedores do prestigioso prêmio, no valor de 10 milhões de coroas suecas (mais de R$ 6 milhões), foram anunciados no Instituto Nobel norueguês, em Oslo.

Eles foram escolhidos entre 329 candidatos.

Ressa, co-fundadora do site de notícias Rappler, foi elogiada por usar a liberdade de expressão para "expor o abuso de poder, o uso da violência e o crescente autoritarismo em seu país natal, as Filipinas".

O comitê responsável pela premiação disse que Muratov, que co-fundou o jornal independente Novaja Gazeta e foi seu editor-chefe por 24 anos, defendeu por décadas a liberdade de expressão na Rússia em condições cada vez mais desafiadoras.

"O jornalismo livre, independente e baseado em fatos serve para proteger contra abuso de poder, mentiras e propaganda de guerra", disse o comitê em um comunicado.

"Sem liberdade de expressão e de imprensa, será difícil promover com sucesso a fraternidade entre as nações, o desarmamento e uma ordem mundial melhor para ter sucesso em nosso tempo", acrescentou.

O Prêmio Nobel da Paz se destina a homenagear um indivíduo ou organização que "fez mais ou melhor trabalho para a fraternidade entre as nações".

Em 2020, o vencedor do Nobel da Paz foi o Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas (PMA)

O vencedor do ano passado foi o Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas (PMA), que foi premiado por seus esforços para combater a fome e melhorar as condições para a paz.

Na ocasião, um dos principais cotados era o cacique caiapó Raoni Metuktire, que tem uma longa história de luta pela preservação da floresta, e é respeitado e considerado por outros povos uma liderança.

 

Fonte/Créditos: BBC NEWS BRASIL

Comentários:

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade