Durante Assembleia de Presidentes, realizada em Brasília nesta quarta (6), participantes puderam assistir à palestra do magistrado sobre aposentadoria compulsória aos empregados públicos
Em sua 32ª edição, a Assembleia de Presidentes do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem ocorreu nesta quarta-feira (6), na sede da autarquia, em Brasília. A reunião foi conduzida pelo presidente e vice-presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Manoel Neri e Daniel Menezes, e contou com a participação do Ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Douglas Alencar Rodrigues, que falou sobre “Aplicabilidade da aposentadoria compulsória aos empregados públicos dos Conselhos Profissionais”.
A Assembleia de Presidentes reúne gestores dos Conselhos Regionais visando debater temas relacionados aos profissionais de Enfermagem e tomar decisões de forma conjunta, considerando a realidade de cada estado brasileiro. “É um importante momento de atualização e alinhamento entre os Regionais e o Cofen a fim de seguirmos integrados por meio da democracia e apoio mútuos”, afirmou Daniel.
Os presentes também puderam conhecer mais sobre o Sistema Integrado de Gestão da Enfermagem (Sigen), que permite aos profissionais acessar serviços online como emissão de certidões, atualização cadastral, novas inscrições e pagamento de taxas. A iniciativa visa unificar sistemas e processos em um único ambiente virtual, facilitando a integração entre profissionais e Conselhos de Enfermagem.
Temas referentes à auditoria, fiscalização e precrição de medicamentos por enfermeiros também foram debatidos durante o encontro. As chefes dos Departamentos de Gestão e de Fiscalização do Exercício Profissional (DGEP e DFEP), Tatiana Melo e Marisa Miranda coordenaram a apresentação das operações nacionais de fiscalização planejadas para 2025.
Os representantes dos Conselhos Regionais de Enfermagem que não puderam estar presencialmente em Brasília, tiveram a possibilidade de participarem de forma remota.
Comentários: