Hoje Amazônia - Portal de Notícias

Sexta-feira, 19 de Julho de 2024

Saúde

Que horas o mosquito da dengue mais pica? É diferente do pernilongo?

Aedes aegypti e Culex estão entre as principais pragas urbanas no mundo e eles têm diferenças de comportamento

Benê Barbosa
Por Benê Barbosa
Que horas o mosquito da dengue mais pica? É diferente do pernilongo?
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O Aedes aegypti — transmissor da dengue, chikungunya e zika — e o pernilongo comum (Culex) estão entre as principais pragas urbanas no mundo. Embora ambos se alimentem do sangue humano, os dois têm diferenças de comportamento e características visuais. Com isso, é possível identificá-los, mesmo sem ser um especialista no assunto.

As diferenças começam no horário de ação dos mosquitos, explica a bióloga Fernanda Raggi, mestre em sustentabilidade, professora e coordenadora do UniBH. O Aedes aegypti, transmissor da dengue, é diurno, enquanto o pernilongo comum é noturno. Além disso, o primeiro procria em água limpa, enquanto o segundo prefere água suja, "que tenha matéria orgânica".

Picadas: horários e regiões do corpo

Leia Também:

Os horários mais ativos do mosquito transmissor da dengue são no início da manhã e no fim da tarde, quando há maior umidade do ar. Como não consegue alçar voos altos, o Aedes aegypti tende a atacar áreas baixas do corpo, como as pernas.

"É um mosquito essencialmente diurno, mas não significa que ele não possa sair à noite. É um mosquito oportunista. Se um morador deixar uma perna ou braço exposto próximo a um abrigo do mosquito, provavelmente vai ser picado, mesmo à noite", pontua a especialista.

O comportamento do pernilongo comum é diferente. Se o Aedes aegypti se acostumou a atacar em momentos em que somos mais ativos, durante o dia, o Culex é "estritamente noturno". "Ele é atraído pelo gás carbônico que soltamos, por isso voa perto do nosso rosto", explica a bióloga. Os ataques, normalmente, só ocorrem depois que "escutamos o zumbido".

 

Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!