Entrevistado no programa RONDÔNIA REPORTER de hoje, transmitido pela Rádio Rondônia 101,7 e apresentado pelo jornalista Benê Barbosa, o Sargento Simão, especialista em primeiros socorros, disse que na maioria dos casos a melhor forma de ajudar é sinalizar o local, ligar para o numero 193 e não tentar nada como mover a vítima.
Falando sobre acidentes de trânsito, o Sargento Simão teceu, junto com o apresentador do programa uma cena hipotética onde um veículo bate em uma motocicleta e o piloto fica com parte do corpo debaixo da moto e inconsciente. “Existem técnicos para se prestar primeiros socorros e num caso desse o observador não deve sequer remover o capacete da vítima”, disse o sargento, explicando que existem técnicas adequadas para se evitar uma possivel lesão cervical grave.
Somente nesse ano os bombeiros registraram mais de 900 casos de acidente de trânsito, a maioria envolvendo motociclistas. “ A tendência natural das pessoas é correr para o local da batida e tentar ajudar, mas ocorre que em em qualquer situação, a não ser que as vitimas estejam apenas com escoriações, em pé e se comunicando bem, o melhor a fazer é não tocar no acidententado”, ressalta o sargento Simão, porque, explicou ele, uma lesão que poderia ser pequena por acabar com gravidade porque o acidententado foi deslocado de maneira incorreta. A melhor ajuda que vc pode dar é ligar para o Corpo de Bombeiros, número 193", concluiu o Sargento Simão.
Comentários: