O Sistema Faperon/Senar, em parceria com diversas instituições, promoveu entre os dias 10 e 12 de setembro o 3º Encontro Estadual de Sustentabilidade Sindical com a presença da maioria dos servidores e mobilizadores dos Sindicatos de Produtores Rurais, que aconteceu no município de Ji-Paraná. O evento contou com uma série de capacitações voltadas para o fortalecimento da gestão sindical e a promoção de práticas sustentáveis no setor agropecuário.
Dentre as capacitações realizadas, destacou-se o aprimoramento sobre o Programa Nacional de Crédito Fundiário, ministrado por Fabiana Tonon, coordenadora da Unidade Técnica Estadual da Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri). A formação teve como foco o fortalecimento do acesso ao crédito por pequenos produtores, visando promover o desenvolvimento das propriedades rurais em Rondônia.
Foi realizada ainda, a capacitação sobre a emissão de Nota Fiscal do Produtor Rural, conduzida pelo auditor fiscal Ricardo Samu, da Secretaria de Estado de Finanças de Rondônia (SEFIN/RO). Este momento foi fundamental para aprimorar o conhecimento dos participantes sobre os processos tributários que envolvem a comercialização de produtos agropecuários no estado.
A programação ainda incluiu a capacitação para emissão de Guia de Trânsito Animal (GTA), ministrada por técnicos da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron), e uma palestra sobre as orientações previdenciárias da contribuição ao SENAR, facilitada por Renato Ramos, coordenador de arrecadação do Sistema Faperon/Senar.
Além das capacitações técnicas, o evento abordou temas voltados à comunicação e liderança. A equipe de comunicação do Sistema Faperon/Senar, representada pelo assessor Matheus Oliveira, apresentou uma palestra sobre ferramentas para a criação de vídeos institucionais e orientações para edição e captação de imagens, visando divulgar as ações do Sistema Faperon/Senar e dos sindicatos de produtores rurais. Thais Wandembruck, especialista em Programação Neurolinguística (PNL), trouxe uma palestra sobre construção de imagem e posicionamento para lideranças, além de uma capacitação em comunicação e oratória.
O encontro foi encerrado no dia 12 de setembro, após três dias intensos de formação, com a participação ativa de líderes sindicais e técnicos do setor. Ao final, foi reforçado o compromisso de todos em aplicar os conhecimentos adquiridos em prol do fortalecimento do setor agropecuário de Rondônia
Comentários: