www.hojeamazonia.com.br

OPÇÕES
Logo
Quinta, 28 de outubro de 2021
Publicidade
Publicidade

Hoje TV

OPINIÃO LUIZ CLAUDIO - Dia do Agricultor

Publicidade
Publicidade
A-
A+

 

DIA DO AGRICULTOR

Os desafios e a importância do trabalhador rural para o futuro do Brasil e do mundo

               Nos anos 60 o Brasil importava alimentos. Hoje, é um dos maiores produtores de alimentos, fibras e bioenergia do mundo. Mais do que políticas publicas de fomento, o que faz mesmo diferença é o personagem, o homem, a mulher e o jovem trabalhador rural, gente corajosa, determinada, que adotou a ciência como bussola e a produção como desafio.

               Em 2020 o setor agropecuário cresceu 24% e em 2021 o Valor Bruto da Produção ultrapassará um trilhão de reais, o maior volume já registrado, mesmo com a pandemia da Covid-19.

               O mundo vai precisar, e muito, do agricultor.

               Não seria exagero colocar o produtor rural entre os três trabalhadores mais importantes entre todas as atividades desempenhadas pelos seres humanos.

É da lida do homem do campo que dependeremos cada vez mais.

Daqui a trinta anos o planeta terá, segundo estimativas, 10 bilhões de habitantes, cerca de dois bilhões e 500 milhões a mais de pessoas.

 A humanidade vai precisar de  mais 60% de alimentos do que precisa hoje e, para suportar  a produção extra precisará de 40% a mais de água e 50% a mais de energia.

Precisamos encontrar soluções acima de tudo saudáveis e ecologicamente corretas.

A primeira providencia é acabar com o desperdício. Da colheita até o consumidor final 25% de toda a produção se perde, um pouco em cada etapa. No campo, no transporte, no armazenamento. Se vamos precisar de 60% a mais de alimentos, conseguindo reduzir as perdas em 20% a situação, me parece, fica um terço menos complicada.

Precisamos começar agora a plantar o futuro.

 Desenvolver políticas públicas que garantam assistência técnica ao produtor, aumentar a quantidade de áreas no modelo agricultura familiar e assim aumentar a população rural, evitando a explosão demográfica urbana, é providência urgente.

A eficiente tecnologia de melhoria genética de cultivares e rebanhos precisa ser revista; Produzir com sustentabilidade e qualidade é o desafio que se coloca diante da humanidade.

Também se faz urgente o reconhecimento da vital importância do produtor e para o setor assegurar recursos e apoio técnico, além de levar infra estrutura educacional, tecnológica, médica e estradas de qualidade para a zona rural, motivando as gerações futuras a continuar no campo.

A missão não é fácil. Vai depender muito da representação política verdadeiramente compromissada com a produção rural. O mais importante nós temos- homens, mulheres e jovem trabalhadores rurais dedicados e empenhados em tirar da terra o sustento para o mundo inteiro.

Parabéns, agricultores e agricultores do nosso pais.

“Quem semeia uma boa semente, encherá os celeiros de alimentos”

Luis Claudio da Agricultura (Secretário Municipal de Agricultura, ex-deputado federal que se notabilizou na defesa de políticas de apoio ao produtor rural)

 

 

 

Comentários:

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade