Hoje Amazônia Portal de Notícias

Domingo, 25 de Janeiro de 2026

Agro

EMATER – Luis Cláudio realiza reuniões de trabalho em distritos e municípios da Ponta do Abunã

O presidente da Emater-RO visitou escritórios da autarquia na região conhecida como Ponta do Abunã, até a fronteira com o Acre;

Benê Barbosa
Por Benê Barbosa
/ 58 acessos
EMATER – Luis Cláudio realiza reuniões de trabalho em distritos e municípios da Ponta do Abunã
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O presidente da Emater Rondônia, Luis Cláudio da Agricultura, cumpriu agenda do dia 14 ao dia 17 de janeiro em praticamente todas as cidades da grande região da Ponta do Abunã, uma das mais produtivas do Estado. Ele começou a jornada pelo representantes do setor produtivo rural, inclusive do distrito de Nova Dimensão, e falou sobre as ações previstas para 2026, como planejamento e atividades, que conforme orientação do Governador Marcos Rocha, é aumentar o numero de propriedades a serem cadastradas e posteriormente atendidas pelo serviços da Emater. “ Nossa meta é alcançar pelo menos 21 mil propriedades atendidas dentro do modelo de agricultura familiar”, disse Luis Cláudio, acrescentando que ouviu as demandas do servidores e de presidentes de Associações de Produtores Rurais.

            Em Guajará Mirim, Luis Claudio reuniu-se com servidores da autarquia e endidades parceiras, como a Funai, ICMBIO e representares da prefeitura, além de associações de produtores. Na ocasião de discutiu a necessidade de se atender as comunidades indígenas e povos tradicionais, que buscam inclusão no Programa de Aquisição de Alimentos, um mecanismo onde o Estado adquire a pequena produção deda agricultura familiar e direciona para a merenda escolar, garantindo que tudo que é produzido é comercializado. “Também ficou colocada a necessidade de conclusão de uma estrada que quase 70 km que dá acesso à area indígena, que encurtaria a distância até as aldeias, facilitando a chegada de assistência técnica e também de saúde”, disse Luis Cláudio, informando que já existe um Termo de Ajuste de Conduta ( TAC) já firmado entre a prefeitura e a Funai, permitindo acesso a área indígena para promover a manutenção da estrada. “Vamos fazer um trabalho integrado com o ICMBIO para atender melhor as comunidades indígenas”, disse Luis Cláudio, pontuando também questionamentos de produtores de leite. “Nós temos profissionais preparados para prestar assistência à pecuária de leite e vamos ampliar esse horizonte em Guajará Mirim”, garantiu Luis Cláudio, se estendendo em fala sobre o Proater, que visa aumentar a quantidade de propriedades cadastradas para receber ampla assistência técnica mas variadas modalidades de produção rural.

            Na sexta feira o presidente da Emater esteve no distrito de Vista Alegre do Abunã, onde ouviu relatos de dificuldades por conta das propriedades ainda não regulamentadas e que estão embargadas, o que impede a comercialização da produção. Luis Claudio defendeu como alternativa a revisão do Código Florestal Brasileiro, que já completou dez anos e até agora o Congresso não conseguiu pautar nada sobre essa Lei que hoje esta prejudicando o produtor rural. “O desenvolvimento do Estado acontece principalmente por conta do crescimento da pecuária de corte e de leite, do café,cacau, cupuaçu, pupunha, produção de mel e dezenas de outras atividades que tem potencial e causam impacto na economia de Rondônia. “Defendo a regularização das áreas que estão em produção e isso depende da uma ação eficaz do Congresso”, afirmou.

Leia Também:

             Já em Extrema, Luis Cláudio repetiu encontro com servidores da autarquia, servidores do Idaron produtores e agora também com a gerência local do Banco da Amazônia e explanou a intenção de intensificar os serviços da Emater que, em parceria com o Idaron, fortaleçam todos os segmentos da produção rural. Ele citou também a capacitação de técnicos para que auxiliem na formulação de projetos de financiamento disponíveis ao Basa. Em California, na divisa com o Acre, o presidente da autarquia participou de reunião na Linha Baixa Verde, onde ouviu as demandas dos produtores inseridos em áreas de Reservas de Conservação. “Ao final concluímos que tivemos, cumprindo determinação do Governador Marcos Rocha, uma agenda altamente produtiva, onde foi possível captar as necessidades dos produtores da vasta região da Ponta do Abunã, preparando mecanismos para modernizar o atendimento, equipando e treinando nossos extensionistas para missões que resultem numa produtividade cada vez melhor”, concluiu Luis Claudio.

 

 

FONTE/CRÉDITOS: Da redação
Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Site hojeamazonia.com.br como podemos ajudar? ; )