A frase “Nunca desistam dos sonhos. A gente consegue realmente tudo o que a gente quer, desde que você tenha foco, comprometimento, dedicação, resiliência” resume a trajetória de vida e o marco profissional de Karina Buchalla Lutkus. A piloto, de 46 anos, alcançou um feito histórico: tornou-se a primeira brasileira a assumir o posto de comandante do Airbus A380 da Emirates, o maior avião comercial do planeta.
Essa conquista é resultado de 28 anos de carreira marcados por superação, enfrentamento de preconceito e até mesmo tentativas de fazê-la abandonar a aviação. Filha de piloto, Karina sabia desde a infância que seguiria os passos do pai, mesmo ciente do espaço limitado para mulheres na área.
Foco e dedicação para romper preconceitos
Emocionada, Karina descreveu a sensação de atingir o ápice de sua carreira em entrevista ao G1: “Parece que passa um filme: 28 anos voando, desde a menina até todas as adversidades e obstáculos superados. É um misto de realização, felicidade, vitória. Eu me emocionei bastante, e o checador do exame percebeu e disse: ‘É um longo caminho’. Eu respondi: ‘Você não faz ideia’. Foi demais”.
Sua jornada na aviação começou em São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, antes de se mudar para a capital paulista e, posteriormente, para Dubai. Aos 16 anos, ao manifestar o desejo de ser piloto, enfrentou a preocupação do pai, que era comandante na antiga Varig, sobre o preconceito que ela poderia sofrer e sobre como conciliar a profissão com a vida familiar. Karina foi enfática: “É o que eu quero, é o que eu amo”. O pai, então, a levou para o voo de instrução que confirmou a paixão.
Antes de completar 25 anos, ela já integrava a TAM (hoje Latam). Na empresa, Karina atuou como copilota em voos nacionais e internacionais, operando aeronaves como o Fokker-100 (108 passageiros), A319 (144 passageiros), A320 (174 passageiros) e A330 (213 passageiros). Enquanto percorria rotas internacionais, ela ainda cursou Aviação Civil em uma academia de serviços da própria TAM, em parceria com uma universidade, demonstrando o foco e o comprometimento que a levaram ao comando do gigante A380.
Comentários: