Uma missão arqueológica liderada por Kathleen Martínez, da Universidade Nacional Pedro Henríquez Ureña, em colaboração com o explorador Robert Ballard — responsável por localizar o Titanic — anunciou a descoberta de um antigo porto submerso ligado ao Templo de Taposiris Magna, a oeste de Alexandria, anunciou uma publicação no facebook do Ministério do Turismo e Antiguidades.
Localizado a cerca de 10 metros de profundidade no Mediterrâneo, o porto fazia parte da costa egípcia há mais de dois mil anos e está diretamente conectado ao templo dedicado a Osíris, o que reforça a hipótese de que Cleópatra e Marco António possam ter sido enterrados na região, divulga uma notícia do Daily Mail, ou seja, se assim for poderá estar perto de se encontrar um dos segredos mais bem guardados da arqueologia.
A publicação do facebook que pode ver acima (em tradução livre) diz que as escavações revelaram colunas, pisos de pedra polida, ânforas, âncoras de pedra e metal, além de evidências de intensa atividade comercial marítima no período ptolomaico. Estudos também apontam para a existência de um túnel subterrâneo de 1,3 km que liga o templo ao mar, ampliando a importância estratégica e religiosa da área.
Autoridades egípcias destacaram que a descoberta além de ampliar o conhecimento sobre a economia e religiosidade do Egito Antigo, também confirma o papel do país como centro global de comunicação e comércio no Mediterrâneo. A investigação segue em andamento e será tema do documentário Cleopatra’s Final Secret, que estreia em 25 de setembro no National Geographic
Comentários: