Hoje Amazônia - Portal de Notícias

Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

Ciência & Tecnologia

Energia Solar mais vinte anos de subsídio - Segundo Aneel!

Aneel aprova editais de leilões de enérgia.

Hoje Amazônia
Por Hoje Amazônia
Energia Solar mais vinte anos de subsídio - Segundo Aneel!
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou os editais dos leilões A-3 e A-4, previstos para acontecer neste ano, na última terça-feira (18). Os leilões são destinados à contratação de energia elétrica de novos empreendimentos a partir de fontes hídrica, solar, eólica e térmica a biomassa, com prazos já encerrados em 29 de março do ano passado: http://www.aneel.gov.br/consultas-publicas.

A previsão é de que os certames sejam realizados o próximo dia 25 de junho próximo. De acordo com o edital, as usinas contratadas no leilão A-3 deverão começar a entregar energia em 1º de janeiro de 2024. Já no caso do A-4, o início do suprimento está previsto para 1º de janeiro de 2025.

No caso dos contratos para térmicas, a biomassa com CVU igual ou diferente de zero serão na modalidade de oferta de energia por disponibilidade, com prazo de suprimento de 20 anos. Já para projetos eólicos e solares, a contratação será por quantidade, com prazo de suprimento de 20 anos. E para projetos hidrelétricos, os contratos também serão por quantidade, mas com prazo de suprimento de 30 anos. Porém ainda não está disponibilizado no site da agência os  contemplados do certame.

Leia Também:

Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!