Beneficiando a Enfermagem maranhense, foi aprovada a Lei nº 12.779, de 6 de janeiro de 2026, que institui objetivos e diretrizes para a Política Estadual do Primeiro Emprego voltada a enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem recém-formados no Maranhão.
O deputado estadual Catulé Júnior, autor da lei, levou a novidade à sede do Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão (Coren-MA), em São Luís, onde foi recebido pelo presidente do Conselho, José Carlos Júnior, pela secretária Telciane Rios, e pela tesoureira, Nelciane Mesquita, além dos conselheiros da autarquia e pela conselheira federal Kelly Inaiane. O deputado também foi recepcionado pelo conselheiro Manoel Neto, que representa o Coren em Caxias.
O presidente do Coren-MA, José Carlos Júnior, destacou que essa é uma grande conquista para a Enfermagem maranhense, pois proporciona uma oportunidade de trabalho aos recém-formados. A conselheira federal, Kelly Inaiane, reforçou a grande importância dessa lei. “Um dos grandes problemas dos profissionais que se formam é falta de experiência que é exigida, algo que o programa oferece. Muito bom saber que temos parlamentares que propõem leis para a Enfermagem”, destacou.
A proposta prevê a participação de profissionais com até dois anos de conclusão do curso. Segundo o deputado Catulé Júnior, o projeto também propõe a criação de um banco de talentos e currículos, reunindo enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem aptos a ingressar no mercado profissional. “O objetivo é de facilitar a inserção desses trabalhadores no mercado de trabalho”, destacou.
A iniciativa foi apresentada como uma estratégia para fortalecer a categoria, ampliar oportunidades para os recém-formados e contribuir para a qualificação da assistência em saúde no estado.
Fonte: Coren-MA
Comentários: