Hoje Amazônia - Portal de Notícias

Quarta-feira, 26 de Marco de 2025

Saúde

Governo de Rondônia cria comissão para avaliar compra de hospital particular em Porto Velho

A comissão, presidida pelo Procurador Thiago Denger Queiroz, conta com dez membros de diferentes órgãos estaduais

Saulo Santana
Por Saulo Santana
Governo de Rondônia cria comissão para avaliar compra de hospital particular em Porto Velho
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Em uma movimentação significativa para a saúde pública de Rondônia, o governador Marcos Rocha instituiu, através do Decreto N° 30.052, uma comissão especial para avaliar a aquisição de um hospital particular pelo estado. A comissão terá prazo improrrogável de 15 dias, a partir de 6 de março, para apresentar um relatório conclusivo sobre a viabilidade da aquisição. O decreto foi publicado no Diário Oficial desta quarta-feira, 5.

A iniciativa surge em um contexto crítico para a saúde pública do estado, especialmente após o histórico problemático da construção do Hospital de Emergência e Urgência de Rondônia (Heuro), que se tornou um símbolo do fracasso na gestão de obras públicas, acumulando uma década de problemas, paralisações e investigações que resultaram em prejuízos milionários aos cofres públicos. O governador Marcos Rocha já havia anunciado, em declarações anteriores, a intenção de comprar um hospital particular até o final deste ano, com o objetivo principal de desafogar o Pronto Socorro João Paulo II. A medida é vista como uma solução emergencial enquanto se busca resolver a situação do Heuro, cujo contrato com o consórcio responsável pela construção foi recentemente cancelado.

A comissão, presidida pelo Procurador Thiago Denger Queiroz, conta com dez membros de diferentes órgãos estaduais, incluindo representantes da Procuradoria-Geral do Estado, Secretaria de Estado da Saúde, Secretaria de Obras e Serviços Públicos, Contabilidade-Geral do Estado e Secretaria de Estado de Patrimônio.

Leia Também:

O cenário atual é ainda mais preocupante considerando que o Tribunal de Contas do Estado (TCE) vem cobrando explicações do governo sobre a paralisação das obras do Heuro, que deveria ter sido inaugurado em junho do ano passado, mas não passou das obras de fundação.

Segundo o decreto, a comissão terá poderes para solicitar informações a qualquer órgão da Administração Pública Estadual, com prazo máximo de resposta de 24 horas. As reuniões serão realizadas na sede do Gabinete do Governador, e a participação dos membros será considerada prestação de serviço público relevante, sem remuneração adicional.

A medida representa uma tentativa do governo estadual de encontrar uma solução mais rápida para a crítica situação da saúde pública em Rondônia, especialmente após os sucessivos problemas enfrentados com a construção do Heuro. O prazo curto de 15 dias para a conclusão dos trabalhos da comissão indica a urgência com que o governo trata o assunto

 

Fonte: Painel Político.

Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!