Hoje Amazônia Portal de Notícias

Sexta-feira, 17 de Abril de 2026

Saúde

Novembro Verde: mês marca a conscientização da ostomia

Associação dos Ostomizados do Distrito Federal e Movimento Ostomizados do Brasil lançam este ano a II Jornada Científica para profissionais da saúde e pessoas ostomizadas

Benê Barbosa
Por Benê Barbosa
Novembro Verde: mês marca a conscientização da ostomia
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Em alusão ao Novembro Verde – mês nacional de conscientização sobre a ostomia -, a Associação dos Ostomizados do Distrito Federal (AOSDF), em parceria com o Movimento Ostomizados do Brasil (MOBR) e com a Secretaria de Saúde do Distrito Federal, realiza a II Jornada Científica em Atenção às Pessoas com Ostomia e Incontinência – JCAPOI 2025. O evento acontece dias 26 e 27 de novembro, no Sindicato dos Professores do Distrito Federal – SINPRO/DF.

Com o tema “Avançando no Cuidado: Ciência, Tecnologia e Humanização”, a iniciativa tem como objetivo promover a formação continuada, a valorização da prática assistencial e o fortalecimento da rede de atenção à saúde, da reabilitação e da inclusão das pessoas com ostomia e incontinência. São dois dias de imersão científica e social, com foco na melhoria do padrão de cuidados e na inovação em saúde, reunindo profissionais da área, estudantes, cuidadores e usuários.

Campanha Novembro Verde

Leia Também:

A campanha, criada pelo MOBR em 2022, chega à sua quarta edição nacional, com o tema “Ostomia: o país ignora. Nós não!”. Esta é uma das principais ações de mobilização e visibilidade das pessoas com deficiência física ostomizadas, que enfrentam dificuldades de acesso a cuidados de saúde especializados, dispositivos coletores, reabilitação e acompanhamento multiprofissional.

Dia Nacional do Ostomizado

A data comemorativa (16 de novembro), instituída pela Lei 11.506/2007, busca sensibilizar a sociedade sobre a importância da prevenção, do tratamento adequado das complicações em ostomias e da defesa e garantia dos direitos dessas pessoas.

Ostomizados no Brasil

Segundo estimativa do Ministério da Saúde de 2018, há mais de 400 mil pessoas com ostomia no Brasil, número que tende a crescer diante do aumento de doenças crônicas, oncológicas e traumas.

Fonte: Ascom/Cofen - com informações das entidades envolvidas

Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

HOJE AMAZÔNIA PREMIA Conectou, leu, compartilhou — ganhou cupom! Participe