Hoje Amazônia - Portal de Notícias

Quarta-feira, 15 de Maio de 2024

Cidades

CACOAL - “Plenarinho Natin Folli” homenagea ex-vereador do Partido dos Trabalhadores

Natin Folli foi vereador por dois mandatos e faleceu em 2021, vítima da COVID 21

Benê Barbosa
Por Benê Barbosa
CACOAL - “Plenarinho Natin Folli” homenagea ex-vereador do Partido dos Trabalhadores
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

De autoria dos vereadores João Paulo Pichek e Paulo Henrique Silva, o projeto de Lei que denominou PLENARINHO NATIN FOLLI o salão onde se reúnem as comissões entrou em vigor no de de 2021, e na  semana passada o partido realizou  uma reunião plenária na Câmara Municipal, ocupando justamente o Plenarinho Natin Folli, que muitos membros do partido das cidades vizinhas não conheciam.

Para o presidente da Executiva Municipal do PT em Cacoal é uma homenagem mais de que justa em memória de um pioneiro e um parlamentar correto e comprometido com as causas sociais e diminuição das desigualdades. “O Partido, em todo o Estado, se sente honrado e agradece a iniciativa dos vereadores Pichek e Paulo Henrique” disse o presidente do Partido dos Trabalhadores em Cacoal, lembrando que na época o Poder Legislativo reuniu toda a família de Natin Folli, amigos, correlegionários num justa e merecida homenagem a um cidadão que muito contribuiu pelo crescimento da cidade”, finalizou Toninho Masioli

Leia Também:

Veja a seguir a integra do  Projeto de Lei e breve resumo da história de Natin Folli

Projeto de Lei nº 103/CMC/2021

Autores: VEREADORES JOÃO PAULO PICHEK (REPUBLICANOS) E DR. PAULO HENRIQUE SILVA (PTB).

DENOMINA O PLENARINHO DESTA CASA DE LEIS COMO “PLENARINHO NATIN FOLLI” EM HOMENAGEM AO EX-VEREADOR DE CACOAL.

O PREFEITO MUNICIPAL DE CACOAL-RO, no uso de suas atribuições legais, faz saber que a Câmara Municipal de Cacoal aprovou e ele sanciona a seguinte Lei:

Art. 1° - O Auditório do Plenarinho da Câmara Municipal de Cacoal, localizado na Rua Presidente Médici, 1849, Bairro Jd. Clodoaldo, receberá a denominação de “Plenarinho Natin Folli” em Homenagem ao Ex-Vereador Furtunato Folli Neto, vítima de covid-19.

Art. 2° - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação, revogando-se as disposições em contrário.

JUSTIFICATIVA

Projeto de Lei n. 103/CMC/2021.

Autores: VEREADORES JOÃO PAULO PICHEK (REPUBLICANOS) E DR. PAULO HENRIQUE SILVA (PTB).

Excelentíssimo Senhor Presidente e Senhores Vereadores da Casa de Leis do Município de Cacoal/RO.

Furtunato Folli Neto nasceu no ano de 1947 em Munisfreire, Espírito Santo. É filho de Olínto Folli e Domingas Carari. Dos 12 filhos do casal, Folli era o mais velho. Desde cedo assumira as responsabilidades com seus pais.

No ano de 1970 casou-se com a jovem Marlene Bianqui no Espírito Santo. Em 1972 migra para Rondônia numa viagem longa e muito cansativa.

Em 24 de junho desembarcam onde hoje é a atual cidade de Pimenta Bueno. Foi um desbravador destas terras fazendo picadas e derrubadas à machado no local onde hoje é a Linha 10, Lote 17.

Em seu barraco acolhia os novos posseiros que chegavam, oferecendo abrigo e mantimentos, também mudas e sementes, para darem início em suas lavouras, tornando-se um pólo de acolhida para a colonização de outras linhas do município de Cacoal.

Com seu espírito de liderança no ano de 1973, com seu pai e alguns familiares fundaram quase em meio à floresta, a Comunidade Católica de Santa Terezinha, esta que foi a primeira Igreja da região.

Sempre acompanhando e colaborando com o progresso através da abertura de estradas, campo de futebol (Campo do Folli), rede de energia, escola família agrícola, sindicato e associações, sempre contribuindo com o social.

Em 1988 colocou o seu nome à disposição para o cargo de vereador do município, sendo eleito por dois mandatos. Católico nato, ativo nos serviços da comunidade, em 2007 tornou-se membro da Comunidade Nossa Senhora Aparecida (Linha 5) no município de Ministro Andreazza. Com seu carisma e liderança fez muitos amigos por onde passou.

Pai de três filhos: Elizabeth, Márcio e Alecsandra. Natin Folli foi um pai e avô exemplar. Muito querido por seus filhos e seus sete netos que o tinham com muito carinho e admiração, por sua alegria e honestidade, sua marca registrada.

 Natin Folli, como era conhecido faleceu no dia 6 de abril de 2021, vítima das complicações da covid-19, há uma semana de tomar a tão esperada vacina.

Homem de fé, que acreditava em dias melhores para os seus. Partiu deixando um grande legado à família, amigos e ao município de Cacoal. Assim como saudades eternas no coração de todos que o conheciam.

Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!