www.hojeamazonia.com.br

OPÇÕES
Logo
Sábado, 02 de julho de 2022

Agro

Confira os incríveis benefícios da fruta do milagre e descubra que seu nome não é ao acaso

No Brasil é conhecida como “maculina”

Imagem de capa
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A fruta do milagre é o nome popular da Sideroxylon dulcificum, uma espécie de planta pouco conhecida, mas que desperta grande curiosidade. Seja pelo seu aspecto exótico ou pelo sabor, fato é que ela não passa despercebida. Por isso, neste artigo nos dedicaremos a falar sobre suas características e se é possível realizar o seu cultivo aqui, no Brasil.

Desde já, destacamos que a fruta do milagre é uma estrangeira nas terras brasileiras. Isso porque ela é nativa da África e se tornou popular no mundo no século 18. No entanto, foi somente depois dos anos 2000 que ela chegou ao Brasil, onde também é conhecida como “maculina”

Confira o que é, características e curiosidades sobre a fruta do milagre

CONFIRA OS INCRÍVEIS BENEFÍCIOS DA FRUTA DO MILAGRE E DESCUBRA QUE SEU NOME NÃO É AO ACASO / FONTE: CANVA PRO

Até aqui, o Agro Notícias falou brevemente sobre a espécie, mas não explicamos, de fato, quem ela é. Dessa forma, Sideroxylon é o fruto de uma planta de pequeno porte, arbustiva, e nativa das regiões ocidentais do continente africano. Além disso, com apenas 30 centímetros, ela já é capaz de produzir os frutos, que são pequenos e ostentam uma cor vermelha vivaz.

Por sua vez, o seu nome, fruta do milagre, surgiu graças à sua capacidade de transformar alimentos ácidos ou azedos em doces. Isso acontece porque ela é rica em miraculina, uma substância que age diretamente sobre as papilas gustativas da língua e neutraliza sabores ácidos. Dessa maneira, os açúcares naturais dos alimentos (como a frutose, a título exemplo), tem sua ação potencializada

Desse modo, Hévila Meireles nos explica, em sua matéria publicada dia 18 de janeiro de 2022, no site Tecno Notícias, que depois de ingerir a “milagrosa”, os alimentos naturais que comemos em seguida ficam mais doces. Além do mais, vale a pena destacar que a pequena fruta vermelha é grande quando o assunto são benefícios à saúde. Afinal, a fruta do milagre possui compostos que ajudam na perda de peso, prevenção do diabetes e aumento do bem-estar.

Descubra se é possível cultivá-la em qualquer região do Brasil

Embora sua vinda ao Brasil tenha demorado bastante, a milagrosa se adaptou bem ao nosso solo. Sendo assim, seu cultivo não se torna difícil, muito menos impossível em nosso território. Ainda assim, a maior parte do seu plantio concentra-se, atualmente, nas regiões Sul e Sudeste. No nordeste, por exemplo, ela ainda é uma novidade.

Somado a isso, por ser uma espécie de pequeno porte, o cultivo da fruta do milagre pode ocorrer em vasos, até mesmo em apartamentos. Para isso, porém, é preciso que você garanta um solo leve e rega frequentes. Entretanto, deve-se tomar cuidado com o excesso de água, para que o solo não fique encharcado. Por fim, o seu cultivo pode ocorrer tanto a meia sombra como em sol pleno.

Fonte/Créditos: emaismt

Comentários: