Hoje Amazônia Portal de Notícias

Sexta-feira, 17 de Abril de 2026

Geral

Quaest: maioria considera prisão de Bolsonaro justa e vê provocação a Moraes em vídeo 

A maioria dos brasileiros considera justa a prisão domiciliar de Jair Bolsonaro (PL), imposta pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal: 55% apoiam a medida, enquanto 39% a consideram injusta.

Benê Barbosa
Por Benê Barbosa
Quaest: maioria considera prisão de Bolsonaro justa e vê provocação a Moraes em vídeo 
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

 

Pesquisa mostra que 55% avaliam a prisão domiciliar do ex-presidente como justa e 39% como injusta. Já 57% consideram a chamada de vídeo em ato com apoiadores uma provocação ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

A maioria dos brasileiros considera justa a prisão domiciliar de Jair Bolsonaro (PL), imposta pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal: 55% apoiam a medida, enquanto 39% a consideram injusta.

Leia Também:

Questionados se "a prisão domiciliar de Bolsonaro é justa ou injusta?", os entrevistados responderam:

Justa: 55%;

Injusta: 39%;

Não sabe/Não respondeu: 6%.

A pesquisa Quaest foi encomendada pela Genial Investimentos e ouviu 2.004 pessoas com 16 anos ou mais entre os dias 13 e 17 de agosto.

A prisão de Bolsonaro foi determinada por Moraes no dia 4 de agosto. O ministro alegou que o ex-presidente descumpriu medidas cautelares impostas junto da tornozeleira eletrônica, como não poder postar em redes sociais.

Consideram mais justa a prisão domiciliar de Bolsonaro quem se define esquerda, mas não é lulista (93%), que declaram voto em Lula no 2º turno de 2022 (84%), moradores do Nordeste (65%), tem renda familiar até 2 salários mínimos (62%), católicos (62%), pessoas com 16 a 34 anos (59%), mulheres (58%) e quem tem até o ensino fundamental completo (56%).

Já a maioria que classifica a medida como injusta é bolsonaristas (87%), quem declara voto em Bolsonaro no 2º turno de 2022 (83%) e evangélicos (57%).

Bolsonaro em prisão domiciliar com tornozeleira: entenda a medida e quão comum a combinação é no Brasil

Defesa de Bolsonaro responde a Moraes e nega descumprimento de medidas: 'Vazio de indícios'

Após indiciamento, PGR decidirá rumo da investigação contra Bolsonaro e Eduardo sobre coação; veja próximos passos

Segundo Felipe Nunes, diretor da Quaest, a avaliação de que a prisão domiciliar foi justa vem associada a outro fator: a percepção pública de que Jair Bolsonaro participou de um plano de tentativa de golpe.

"O curioso é perceber como ao longo do tempo esses dois lados foram se consolidando", diz. "Entre eleitores de centro é que se consolida a percepção de envolvimento de Bolsonaro no golpe (58%). Cada um dos lados defende uma posição, mas é o centro que define a vantagem contra a tese de incompreensão do ex-presidente".

Chamada de vídeo com apoiadores

Entre os argumentos para a decretar a prisão domiciliar, Alexandre de Moraes citou chamadas de vídeo feitas por Bolsonaro durante atos bolsonaristas pelo país no dia 3 de agosto. A maioria vê a ação como proposital para provocar o ministro.

Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

HOJE AMAZÔNIA PREMIA Conectou, leu, compartilhou — ganhou cupom! Participe