Um dos maiores percussionistas do estado de Rondônia, Ênio Castiel, é pioneiro na região norte na utilização do washboard.
O músico é reconhecido pelo talento e por ser um artista multifacetado, pois utiliza instrumentos não convencionais, e de onde consegue extrair diversos sons.
Ênio Castiel nos enviou um vídeo onde toca o instrumento na sua residência, acompanhado do Ron Tom Tom que é tocado por seu irmão Moisés.
Assista:
Ênio possui um canal no Youtube onde compartilha conteúdos de músicos regionais, clique e veja: https://www.youtube.com/@CanaleniocastielaloStudioAlost
ORIGEM DO INSTRUMENTO
O washboard era regularmente utilizada pela comunidade afro-americana do século XIX, é natural que a sua adaptação a instrumento musical tenha surgido no seu seio. Os donos das plantações não permitiam tambores pois tinham receio que os escravos os usassem para potencializar alguma revolta. Assim, os escravos faziam ritmos com os seus pés e mãos em diferentes partes do corpo para produzir sons diferentes (hamboning) assim como qualquer objecto que estivesse à mão: garrafas, colheres, banheiras e claro placas de lavar roupa (washboards).
Cantar enquanto se lava a roupa era natural, e um ritmo de suporte na tábua melhorava quanti e qualitativamente o som. Aliás, o momento de irem ao rio lavar a roupa proporcionava aos escravos um “momento de maior liberdade”, onde podiam expressar-se sem a presença das restrições dos “donos”.
Rapidamente a washboard tornou-se um instrumento de percussão de “amadores” com bastante disseminação, ganhando espaço na secção rítmica do Jazz de Nova Orleans (Trad Jazz), Blues e Bluegrass, entre outros estilos.
Comentários: