Hoje Amazônia Portal de Notícias

Quinta-feira, 30 de Abril de 2026

Saúde

Presidente do Cofen e sindicato discutem segurança em territórios indígenas

Falta de segurança e de dimensionamento de equipes de saúde no estado foram alguns dos assuntos abordados no encontro com sindicato de Roraima

Hoje Amazônia
Por Hoje Amazônia
Presidente do Cofen e sindicato discutem segurança em territórios indígenas
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Manoel Neri, recebeu, nesta quinta-feira (30/4), a presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Privados de Serviços de Saúde do Estado de Roraima (SIEMESP-RR), Joana Gouveia, na sede da autarquia. Durante o encontro, foram abordados, entre outros assuntos, a falta de segurança dentro dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas – DSEI Leste e DSEI Yanomam –, de dimensionamento e de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

Na oportunidade, a presidente do Sindicato solicitou apoio e atuação intensificada do conselho fiscalizador federal na região Norte, principalmente em Roraima, Amazonas e Pará. Ela também relatou recentes episódios de ameaça e violência contra os profissionais de saúde que atuam nesses espaços.

“Os relatos aumentaram neste ano, especialmente envolvendo profissionais de Enfermagem. Constantemente, os distritos intervêm na retirada desses profissionais dos Polos Base (PBs) por falta de garantia de segurança nos locais”, afirmou.

Leia Também:

Para o presidente do Cofen, Manoel Neri, a sensação de insegurança compromete não apenas o trabalho dos profissionais de Enfermagem, mas a própria assistência aos povos originários. “Garantir estrutura e segurança aos profissionais é condição básica para a prestação contínua do cuidado em saúde”, concluiu.

Câmara Técnica em Atenção à Saúde dos Povos Originários

Criada em 2024, a Câmara Técnica em Atenção à Saúde dos Povos Originários busca qualificar a atuação da Enfermagem em territórios indígenas, adequando normativas às realidades locais.

 

Fonte: Ascom/Cofen

Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

HOJE AMAZÔNIA PREMIA Conectou, leu, compartilhou — ganhou cupom! Participe