Hoje Amazônia - Portal de Notícias

Terça-feira, 29 de Abril de 2025

Esporte

Brasil perde para o Paraguai após 16 anos e cai para a quinta posição nas Eliminatórias

Derrota por 1 a 0 em Assunção foi a quarta na competição, em oito jogos, e o fim da invencibilidade de Dorival Júnior como técnico da Seleção

Hoje Amazônia
Por Hoje Amazônia
Brasil perde para o Paraguai após 16 anos e cai para a quinta posição nas Eliminatórias
Vinícius Júnior marcado por Alderete no jogo do Brasil contra o Paraguai Vinícius Júnior marcado por Alderete no jogo do Brasil contra o Paraguai
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A Seleção Brasileira não perdia havia 16 anos do Paraguai, mas a campanha ruim nestas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026 fez até esse tabu que durava dez jogos cair.

Nesta terça-feira (10), os paraguaios ganharam por 1 a 0, no estádio Defensores Del Chaco, em Assunção, pela oitava rodada da competição. A última vitória havia sido em junho de 2008, pelo qualificatório para a Copa do Mundo de 2010.

O gol de Diego Gómez, ainda no primeiro tempo, fez com que Dorival Júnior perdesse sua invencibilidade como técnico do Brasil. Agora são dez partidas, com cinco empates, quatro vitórias e uma derrota. Após subir para a quarta posição ao vencer o Equador por 1 a 0, na sexta passada, o resultado em Assunção fez o Brasil cair para a quinta posição, com dez pontos.

Leia Também:

É a mesma pontuação da Venezuela, mas o Brasil tem uma vitória a mais (3 a 2). Os seis primeiros se classificam para o torneio que será nos Estados Unidos, no México e no Canadá, e o sétimo, agora o Paraguai, com nove pontos, vai para uma repescagem mundial, em março de 2026.

Esta foi a quarta derrota do Brasil nas Eliminatórias, em oito jogos. As três anteriores foram sob a gestão de Fernando Diniz, antecessor de Dorival, em 2023.

Faltou efetividade, de novo

A ideia de Dorival Jr de ter um homem de referência para dar liberdade a Rodrygo, na direita, e Vini Jr, na esquerda, não funcionou. o brasil não conseguia segurar a bola no ataque, apesar de ficar com ela no setor defensivo. O Paraguai, como imaginado, só esperava.

A melhor chance brasileira no primeiro tempo foi de Guilherme Arana, lateral do Atlético, que recebeu uma bola de Vini, e conseguiu tirar de Gatito no chute. Mas Junior Alonso, seu parceiro no Galo, salvou antes dela passar a linha.

Nisso, já estava 1 a 0 para o Paraguai, em um golaço de Diego Gómez. Ele pegou o rebote na entrada da área após cruzamento, driblou Bruno Guimarães e chutou de direita, meio de três dedos, no canto de Alisson. A bola ainda bateu na trave antes de entrar.

Para o segundo tempo, Dorival arriscou uma formação inédita: quatro atacantes em campo. Ele sacou Endrick e colocou João Pedro, um centroavante por outro, mas tirou o volante Bruno Guimarães por Luiz Henrique. O atacante do Botafogo foi jogar de ponta direita, Vini ficou na esquerda, e João Pedro centralizado.

Mas Rodrygo e Lucas Paquetá chegavam de trás, com André de primeiro volante. O Brasil chegou a ensaiar uma pressão, a bola passou na frente do gol de Gatito, que fez ao menos duas boas defesas, quando finalmente a Seleção decidiu finalizar. Mas pouco para empatar.

Próximos jogos

A próxima Data-Fifa será em outubro, entre os dias 7 e 15. A Seleção Brasileira vai visitar o Chile no dia 11 de outubro, em Santiago, em horário a ser anunciado, pela 9ª rodada das Eliminatórias.

No dia 15, às 21h45 (de Brasília), no estádio Mané Garrincha, em Brasília, o Brasil receberá o Peru, pela 10ª rodada, já pelo returno da competição.

O Paraguai vai visitar o Equador, em Quito, e será mandante contra a Venezuela, em Assunção, nesta janela de jogos de outubro.

FONTE/CRÉDITOS: itatiaia
Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!