Hoje Amazônia - Portal de Notícias

Terça-feira, 03 de Dezembro de 2024

Mundo

Alemanha autoriza Ucrânia a usar armas alemãs contra alvos russos

Para além da Alemanha e dos Estados Unidos da América, a República Checa, Finlândia, Canadá e Polónia não se opõem.

Hoje Amazônia
Por Hoje Amazônia
Alemanha autoriza Ucrânia a usar armas alemãs contra alvos russos
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A Alemanha vai permitir que a Ucrânia utilize armas alemãs contra alvos na Rússia, juntando-se assim a outros países que já autorizaram, como os Estados Unidos da América. 

A decisão de Olaf Scholz foi anunciada esta sexta-feira através do porta-voz, Steffen Hebestreit, que esclareceu que as forças ucranianas podem usar as armas alemãs, de acordo com o direito internacional, para defender a zona de Kharkiv.

“A Ucrânia tem o direito, garantido pelo direito internacional, de se defender contra estes ataques. Para isso, também pode utilizar as armas fornecidas para este fim”, “incluindo aquelas que entregamos”, disse Hebestreit num comunicado citado pelo jornal alemão Bild.

Publicidade

Leia Também:

A notícia surge depois do jornal Politico avançar que o Presidente Joe Biden autorizou a Ucrânia a usar armas norte-americanas contra alvos russos, em zona de fronteira, para defender Kharkiv. 

Para além da Alemanha e dos Estados Unidos da América, a República Checa, Finlândia, Canadá e Polónia já tinham anunciado que não se opõem à utilização do armamento que enviaram para a Ucrânia atingir o território russo. 

O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, disse esta sexta-feira que concorda com a decisão de alguns aliados de autorizarem que a Ucrânia use armas ocidentais para atacar território russo. No entanto, avisou que o armamento deve ser usado de forma responsável e de acordo com a lei internacional.

Kiev "deveria poder utilizar" armamento ocidental para "destruir peças de artilharia" na Rússia

Na quarta-feira, o ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo, considerou que "qualquer pessoa normal" compreenderia a utilização de armamento por parte da Ucrânia, em "ações defensivas", contra alvos militares em território russo, uma posição pessoal que disse não comprometer o Governo.

"Eu digo-lhe o que penso, quer dizer, tudo o que sejam ações defensivas implicam a utilização de armas. Imagine que tem peças de artilharia colocadas em território russo que estão a ser utilizadas para flagelar as linhas ucranianas. Os ucranianos estão inibidos de tentar destruir essas peças de artilha? Qualquer pessoa normal percebe que isso não faria muito sentido."

Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!