O Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF) realizou, neste sábado (10/01), o Aulão das Residências, uma imersão intensiva voltada aos profissionais de Enfermagem inscritos na prova de residência da Secretaria de Saúde do DF (SES-DF), marcada para este domingo (11/01/2026).
Com programação ao longo de todo o dia, o evento gratuito ocorreu no auditório do Centro Universitário IESB e foi estruturado para atender um dos momentos mais decisivos da trajetória profissional dos candidatos: a reta final antes da prova.
O aulão reuniu professores experientes e comentadores especializados. Para o presidente do Coren-DF, Elissandro Noronha, a iniciativa vai além da preparação técnica. “O Coren entende a responsabilidade de estar ao lado da categoria nesse momento de alta ansiedade, oferecendo conteúdo pensado para a lógica da prova. Queremos que esses profissionais cheguem confiantes e preparados”, destacou.
O aulão contou com uma grade abrangente, contemplando os principais eixos cobrados no exame da SES-DF. As aulas foram ministradas pelos especialistas:
Tila Viana – Teorias de Enfermagem
Profª Polly – SAE e Processo de Enfermagem
Fernanda Barboza – Vigilância, Epidemiologia e Vacinação
Marcondes – SUS e Políticas Públicas
Éder Marques – Semiologia, Anatomia e Exame Físico
Sabrina Marçal – Segurança do Paciente
João Pinheiro – Saúde Mental
Lídia Peres – Saúde da Mulher
Alberto César – Saúde do Idoso
Além das aulas expositivas, os participantes tiveram acesso a simulados, questões comentadas e quizzes, com foco no raciocínio de prova, gestão do tempo e identificação de pegadinhas recorrentes nos exames de residência, com especialistas:
Elissandro Noronha – Presidente
Alberto César – Vice Presidente
Lídia Peres – Conselheira
Josy Jacob – Conselheira
Elvis – Enf. Urgência e Emergência
O vice-presidente do Coren-DF, Alberto César Lopes, ressaltou a importância do aprendizado ativo como estratégia de aprovação. “Aprender errando, corrigindo e compreendendo a lógica das questões é fundamental. Trouxemos uma abordagem prática, dinâmica e alinhada ao perfil da prova da SES-DF, porque queremos que cada participante saia daqui sabendo exatamente como pensar e agir no dia do exame”, afirmou.
As atividades de questões comentadas e quizzes foram conduzidas pelo presidente Elissandro Noronha e pelo vice-presidente Alberto César. A organização do evento ficou sob a coordenação da conselheira Tila Viana, que destacou o cuidado na construção do conteúdo e o olhar sensível para o momento vivido pelos candidatos.
“Sabemos que a véspera da prova é marcada por insegurança e sobrecarga emocional. Pensamos cada aula, cada dinâmica e cada questão para oferecer clareza, foco e confiança. O Coren-DF entregou conteúdo, mas também direcionamento”, pontuou Tila.
Para a tesoureira do Coren-DF, Valda Fumeiro, investir em ações como o aulão é andar lado a lado do profissional em momentos chave da carreira. “Apoiar o crescimento profissional da Enfermagem é garantir profissionais mais seguros, mais capacitados e mais valorizados”, afirmou.
Marcaram presença no aulão, ainda, os conselheiros Adriano Araújo, Gilvan Menezes, Edmon Pereira.
Comentários: