Hoje Amazônia - Portal de Notícias

Sexta-feira, 19 de Julho de 2024

Mundo

Brasil condena tentativa de golpe na Bolívia

Itamaraty seguirá tratando com o que chamou de autoridades legítimas para rechaçar a violação da ordem constitucional

Hoje Amazônia
Por Hoje Amazônia
Brasil condena tentativa de golpe na Bolívia
Foto: Aizar Raldes / AFP / CP
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O Governo brasileiro condena formalmente e “nos mais firmes termos” a tentativa de golpe de Estado em curso na Bolívia. Em nota, publicada nesta terça-feira, 26, o Itamaraty afirma que o golpe “envolve mobilização irregular de tropas do Exército, em clara ameaça ao Estado democrático de Direito no país”.

O Itamaraty afirma que seguirá tratando com o que chamou de “autoridades legítimas bolivianas” e com os demais países da América do Sul com o objetivo de “rechaçar essa grave violação da ordem constitucional”, resumiu.

"Esses fatos são incompatíveis com os compromissos da Bolívia perante o MERCOSUL, sob a égide do Protocolo de Ushuaia”, finaliza a nota.

Leia Também:

O órgão também manifestou apoio e solidariedade ao Presidente Luis Arce, ao Governo e o povo bolivianos.

Confira a íntegra da nota:

O Governo brasileiro condena nos mais firmes termos a tentativa de golpe de Estado em curso na Bolívia, que envolve mobilização irregular de tropas do Exército, em clara ameaça ao Estado democrático de Direito no país.

O Governo brasileiro manifesta seu apoio e solidariedade ao Presidente Luis Arce e ao Governo e povo bolivianos. Nesse contexto, estará em interlocução permanente com as autoridades legítimas bolivianas e com os Governos dos demais países da América do Sul no sentido de rechaçar essa grave violação da ordem constitucional na Bolívia e reafirmar seu compromisso com a plena vigência da democracia na região. Esses fatos são incompatíveis com os compromissos da Bolívia perante o MERCOSUL, sob a égide do Protocolo de Ushuaia.

Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!