Hoje Amazônia - Portal de Notícias

Terça-feira, 29 de Abril de 2025

Mundo

Passagem do furacão Oscar deixa 6 mortos em Cuba; país está em 'emergência energética'

Ventos fortes arrancaram telhados e paredes de casas, e derrubaram postes e árvores, segundo a TV oficial. Milhões de moradores estavam sem energia elétrica na segunda (21).

Saulo Santana
Por Saulo Santana
Passagem do furacão Oscar deixa 6 mortos em Cuba; país está em 'emergência energética'
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Seis pessoas morreram na passagem do furacão Oscar por Cuba, onde a maioria da população continuava sem luz na quarta noite de apagão nacional, anunciou o governo da ilha nesta segunda-feira (21).

Convertido em tempestade tropical, Oscar estava se afastando do país onde deixou graves danos materiais. Na noite de segunda, o restabelecimento do serviço de energia atingia apenas 36% dos 10 milhões de habitantes.

"Infelizmente, segundo informação preliminar, houve perda de seis vidas humanas no município de San Antonio del Sur", disse o presidente Miguel Díaz-Canel, acrescentando que as Forças Armadas lideravam o resgate na área de desastre nos municípios de San Antonio del Sur e Imías, "onde ainda há áreas inacessíveis".

Leia Também:

Os trabalhos de recuperação avançam, enquanto a tempestade "deixa o território cubano e se localiza nos mares ao norte da província de Holguín”, segundo o boletim mais recente do Instituto de Meteorologia.

O fenômeno natural, que entrou como furacão de categoria 1 na cidade de Baracoa, causou a perda total ou parcial de residências. Os ventos fortes arrancaram telhados e paredes de casas, e derrubaram postes e árvores, segundo a TV oficial, que não exibiu imagens.

'Muito trabalho'

Em Havana, quase todos os 2 milhões de habitantes voltaram a ter energia elétrica. Moradores da capital respiraram aliviados.

"Claro que estou feliz, preciso que haja energia, que tudo se restabeleça, porque tenho uma mãe idosa de 85 anos e um filho autista", disse à AFP Olga Gómez, uma dona de casa de 59 anos que vive na parte antiga da cidade. "Estamos tendo muito trabalho sem luz com os alimentos, com tudo", acrescentou.

Declarada pelo governo em "emergência energética", Cuba sofreu na sexta-feira (18) o desligamento total do seu sistema elétrico, após o colapso da central termelétrica Antonio Guiteras, a mais importante do país.

Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!